Biografia de Vincent van Gogh


Vincent Willem Van Gogh foi um pintor pós-impressionista nascido na Holanda, em 1853. É considerado um dos melhores pintores da história. Mas a sua genialidade foi apenas reconhecida após a sua morte, já que a sua vida foi marcada por fracassos em tudo o que era importante para ele. Enquanto era vivo apenas conseguiu vender uma pintura sua ("A vinha encarnada" - 1888), mas após a sua morte a sua obra mais famosa foi "O Retrato de Dr. Gachet", que foi vendida por 82.5 milhões US$.

Van Gogh, considerado um dos expoentes máximos do movimento artístico pós-impressionista, possuía uma forte ligação de amizade com o seu irmão Theodorus, com quem trocou mais de 750 cartas que mais tarde foram fundamentais para um estudo mais aprofundado da sua arte. Ao longo da sua vida aprendeu inglês, francês e alemão. Com apenas 15 anos, abandonou os estudos para ir trabalhar com o seu tio numa loja. Aos 24, decidiu estudar a Teologia, em Amesterdão, e dividia os seus poucos bens com os pobres e passou a ser sustentado pelo seu irmão, ao mesmo tempo que iniciava a sua carreira profissional como pintor. Van Gogh, que mais tarde também morou na França e na Bélgica, pintou mais de 400 telas, sendo os três anos anteriores à sua morte os mais produtivos.

Van Gogh enquanto vivia em Paris, começou a dar sinais de intranquilidade mental, como por exemplo, em 1888, quando atacou Paul Guaguin, pintor pós-impressionista francês, com uma navalha. Após este ataque, devido aos remorsos que sentia, Van Gogh corta o lóbulo da sua orelha esquerda, embrulha-o e entrega-o a uma prostituta, com quem mantinha relações. Devido à constante disfunção mental de Van Gogh, o seu irmão internou-o num asilo, mas ainda assim não deixou de pintar. Em 1890 deixou o asilo, aparentemente recuperado, e foi viver nas imediações da casa do irmão, em Auvers-sur-Oise, e começa a pintar bastantes obras. Mas no dia 27 de julho, o pintor teve uma recaída, em que disparou contra si mesmo no tórax, durante um passeio. Van Gogh não resistiu aos ferimentos, e três dias depois morreu. O seu caixão foi coberto com girassóis, a sua flor favorita.

Pesquisado e elaborado por: Eduardo Oliveira e Ernesto Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fomente a sua opinião, ela é muito importante para nós...